Dia do Caminhoneiro: Por que São Cristóvão é o protetor dos caminhoneiros?
O dia 25 de julho é marcado por festividades e carreatas em todo o Brasil por conta da celebração do dia de São Cristóvão. Considerado o padroeiro dos caminhoneiros, São Cristóvão divide o seu dia com os motoristas. Mas você sabe por quê São Cristóvão é o padroeiro dos caminhoneiros? Quem explica é o empresário Bozidar Kapetanovic.
Qual é o dia do caminhoneiro oficial?
Antes de ir direto ao ponto, vamos esclarecer uma dúvida frequente: afinal, qual é o dia do caminhoneiro oficial? Muitas pessoas se perguntam isso pois, além do dia 25, o caminhoneiro tem outras duas datas que celebram a sua profissão:
- 16 de setembro, o Dia Nacional do Caminhoneiro: essa é a uma data nacional, conforme a lei n° 11.927, de 17 de Abril de 2009;
- 30 de junho, o Dia do Caminhoneiro: data válida somente para o estado de São Paulo, estabelecida pelo ex-governador, Franco Montoro, através da lei estadual nº 5.487.
- 25 de julho, o Dia dos Motoristas e Dia de São Cristóvão: essa é a data mais reconhecida pelos caminhoneiros de todo o Brasil.
São Cristóvão é padroeiro somente dos caminhoneiros?
Não. Além dos caminhoneiros, São Cristóvão também é considerado padroeiro de outras profissões ligadas ao transporte e viagens, como viajante, taxista, motoqueiro, motoristas de ônibus, pilotos e transportadores em geral.
Por que São Cristóvão é o protetor do Caminhoneiro?
Filho do rei Reprobus, Réprobo era um homem forte e alto que morava perto de um rio movimentado e perigoso. Ele residia ali para ajudar pessoas na travessia. Um dia, ele encontrou dificuldade para atravessar com uma criança que pesava mais e mais a cada passo. Ao concluir o trajeto, ele descobriu que a criança era Jesus Cristo. Então, Réprobo mudou seu nome para Cristóvão por significar “aquele que carrega Cristo”. Por ser capaz de levar o mundo nas costas, São Cristóvão se tornou o protetor dos caminhoneiros e motoristas. Hoje, além das celebrações do dia de julho, os que acreditam em São Cristóvão realizam uma oração antes de pegar a estrada. no Brasil essa é uma tradição cultivada e passada de pai para filho
Comentários
Postar um comentário